educação
Didática
Profª Virgínia Bastos Carneiro
aula 01
Este material é compatível com computadores, tablets e smartphones.
Dicas para navegar na aula










Material didático institucional
Para uma boa aprendizagem nesta disciplina, você deve acessar os seguintes materiais:
Na sequência assista às videoaulas.
Plano de Ensino
Ementa – Didática: diferentes momentos históricos; estratégias pedagógicas; abordagens do processo didático; fundamentos e instâncias operacionais; paradigma da docência.
Planejamento e organização do ensino ‒ Objetivos, conteúdos, métodos e avaliação na escola e em outros espaços pedagógicos.
Competências – Identificar os saberes didáticos; compreender diferentes formas e práticas de interação entre professores e alunos; saber selecionar conteúdos, objetivos, métodos, técnicas, recursos; planejar e organizar o ensino e avaliação; relacionar planejamento com a ação didática a partir da compreensão crítica da realidade escolar; entender a didática como prática social determinada histórica e socialmente.
Habilidades – Apontar estratégias pedagógicas e entender tendências atuais do processo educativo; lecionar com vistas à inclusão, criatividade e autonomia.
Conversa Inicial
Seja bem-vindo(a) à nossa disciplina! Você sabe do que ela trata e quais são seus objetivos e funções? Como ela surgiu?
Nesta aula iremos estudar a dimensão da didática como transmissora de conhecimentos humanos desde sua origem histórica, seu conceito, objetivos, conteúdos e métodos.
A didática moderna originou-se há séculos por meio do filósofo Comênio (1592-160), com sua obra Didáctica Magna: a arte de ensinar tudo a todos, considerada a precursora da pedagogia moderna. Veja que a preocupação para que todos usufruam de educação não é recente, ela vem de vários séculos. Entretanto, continua como tema atual na contemporaneidade.
Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre o conteúdo desta aula.
gladcov/Shutterstock
Tema 01 - Introdução à didática
É inegável a transmissão de conhecimentos humanos nos dias de hoje. Esta transmissão, entretanto, ocorre e acompanha o desenvolvimento na sociedade desde o início dos tempos sendo reformulada, influenciada e seguindo padrões religiosos, culturais, tendências políticas, econômicas e sociais. Sua abrangência é maior do que podemos pensar a princípio, uma vez que atua não somente na interação teórica e prática do processo de ensino e aprendizagem, como também nas relações professor-aluno-escola-comunidade (Martins, 2012).
Veremos conceitos e objetivos da didática para entendermos seu campo de atuação como disciplina da pedagogia; um breve histórico indicará a visão dos ideais educativos e seus modos de propagação desde a Antiguidade, passando por Comênio ‒ o “pai” da pedagogia moderna ‒ até os dias atuais, com aspectos do percurso histórico da didática no Brasil.
Saiba mais sobre o conhecimento humano assistindo ao vídeo a seguir.
gladcov/Shutterstock
Tema 02 - Conceitos e objetivos
A conceituação da didática será abordada por autores como Martins (2012) e Libâneo (2013), numa perspectiva evolutiva de suas determinações específicas de atuação que, ao se transformarem e se ajustarem aos diversos aspectos sociais e educacionais, ganham funções de inter-relacionamento humano, além das teorias e aplicações de métodos e técnicas.
Neste entender, também seus objetivos se alargam e interferem diretamente no processo de ensino e aprendizagem sob um olhar integral e globalizante, interdisciplinar, assim como pessoal e humano.
Para saber mais sobre os conceitos e objetivos da didática, assista ao vídeo a seguir.
gladcov/Shutterstock
Tema 03 - Comênio: o pai da didática moderna
Comênio foi um educador, pedagogo, cientista e bispo protestante tcheco, denominado de “pai” da didática moderna. Ele defendia um método educacional efetivo, divulgado pela sua obra Didáctica Magna: a arte de ensinar tudo a todos.
Você perceberá uma nova articulação sobre a evolução das ideias, práticas pedagógicas e posturas educacionais. Sua proposta era de que todas as pessoas, de todas as idades e gêneros tivessem acesso à educação.
Historicamente, a sociedade vivia um importante crescimento econômico e necessitava da formação de mão de obra que atendesse à demanda industrial e econômica. Algumas das características de sua didática são: reforma da escola com educação para todos; aplicação de ordem elaborada para aprender mais conteúdo em menos tempo e em melhores condições; e nova concepção de infância e natureza.
Saiba mais sobre o pai da didática moderna assistindo ao vídeo a seguir.
gladcov/Shutterstock
Tema 04 – Percurso histórico da didática no mundo
Você já pensou a respeito do trajeto histórico da didática e as influências que cada época pode ter tido para acrescentar algo mais ao seu currículo? Pois foram muitas as interferências, negações e desentendimentos, mas também crescimento e ideias fantásticas para se chegar ao que hoje entendemos e exercemos como didática.
Desde a antiguidade clássica com os gregos e seus filósofos e a criação da Paideia ‒ com a formação do cidadão completo – eles antecedem a Idade Média, período não tão propício à expansão da aprendizagem, então confinada à religiosidade em igrejas e mosteiros.
O Renascimento traz a tendência humanista, e filósofos como Jean-Jacques Rousseau e René Descartes determinam abordagens de ensino e aprendizagem quando realçam a criança e a razão, espectivamente. Na sequência, educadores destacam a formação infantil e do cidadão.
Para saber mais sobre o percurso histórico da didática, assista ao vídeo a seguir.
gladcov/Shutterstock
Tema 05 - Percurso histórico da didática no Brasil
Neste tema veremos o percurso histórico da didática em nosso país. Como você imagina a trajetória da didática no Brasil? Quando ela surgiu? Quem foram seus expoentes?
Em termos históricos, ela é muito recente – mesmo porque nosso “descobrimento” se deu em 1500 e levou algum tempo até que se estabelecesse a conscientização e condição da prática do ensino, a construção de escolas, a formação de professores e metodologias atualizadas.
A Companhia de Jesus – dos padres jesuítas – é o que caracteriza a primeira fase da educação brasileira, inicialmente catequisando os índios. A vinda da família portuguesa para o Brasil mereceu alguns incrementos culturais e educacionais – porém, e mais recentemente, com dois eventos ‒ I Encontro Nacional de Professores de Didática (1972) e I Seminário: a didática em questão (1982), que se inicia um período de revisão crítica e reformulação da didática no Brasil.
Saiba mais sobre o percurso histórico da didática assistindo ao vídeo a seguir.
gladcov/Shutterstock
Na Prática
Nos últimos vinte anos do século XX e nestas quase duas décadas de século XXI, muito se refletiu sobre didática em função de significativas mudanças, tanto na sociedade econômica quanto na cultura, na ciência e na tecnológica.
Com base no conteúdo desta aula e na frase “Cada situação didática implica um conjunto de determinações sociais, devendo ser compreendidas na sua totalidade”, formule seu conceito próprio de didática.
Saiba mais sobre este conteúdo assistindo ao vídeo a seguir.
gladcov/Shutterstock
Finalizando
Saiba mais sobre este conteúdo assistindo ao vídeo a seguir.
gladcov/Shutterstock
Referências
ARANHA, M. L. de A. História da educação e da pedagogia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
_____. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 21. ed. Vozes: Petrópolis, 2003.
DAMIS, O. T. Didática e ensino: relações e pressupostos. In: Repensando a didática. 21 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.
GASPARIN, J. L. Comênio: a emergência da modernidade na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/houaiss> Acesso em: 15 fev. 2019.
LIBÂNEO, J.C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MARTINS, P. L. Didática. Curitiba InterSaberes, 2012.
MIZUKAMI, M. da G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
file404/Shutterstock