educação
Avaliação, Educação e Sociedade
Prof.ª Camila Casteliano Pereira dos Santos
aula 01
Este material é compatível com computadores, tablets e smartphones.
Dicas para navegar na aula
Material didático institucional
Para uma boa aprendizagem nesta disciplina, você deve acessar os seguintes materiais:
Na sequência assista às videoaulas.
Plano de Ensino
Abordagem histórica das concepções da avaliação. Políticas educacionais e processos de implementação e avaliação. Modalidades da avaliação. A relação sociedade-educação-avaliação. A avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas. Situações de metodologias específicas para as diferentes áreas, considerando as múltiplas dimensões da formação humana. Relações entre educação e trabalho, diversidade cultural e cidadania como problemáticas da sociedade contemporânea. Avaliação como forma de inclusão e/ou de exclusão.
A inter-relação da avaliação com os componentes da escola. Avaliação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diretrizes curriculares e o resultado de sua avaliação. Dinâmica da avaliação da aprendizagem na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Projetos educativos e as múltiplas relações das esferas do social.
Conversa Inicial
Nesta aula, pretende-se apresentar, de forma introdutória, aspectos referentes à avaliação no contexto educacional. A aula está dividida em cinco tópicos relacionados à história da avaliação educacional, abordando suas tendências metodológicas e as relações entre a sociedade, a diversidade, o trabalho e a cidadania.
Ao fim, propõe-se uma reflexão sobre os conhecimentos aqui apresentados de forma a relacioná-los com as diferentes estratégias avaliativas presentes da educação.
Bons estudos!
Assista à videoaula para consolidar os conhecimentos construídos nesta aula.
Bloomicon/Shutterstock
Tema 01 – História da avaliação
A avaliação é uma prática humana presente desde os primórdios da civilização. Desde sempre, o homem busca na natureza subsistência e, a partir dela, aprende.
A avaliação da aprendizagem surge pela necessidade, segundo Álvarez Méndez (2002), de avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, não sendo somente utilizada como fonte de dados sobre o processo. Dessa forma, é preciso desenvolver um trabalho de avaliação que leve em conta os sujeitos do e no processo, e não somente os resultados.
Assista ao vídeo para consolidar os conhecimentos construídos nesta aula.
Bloomicon/Shutterstock
Tema 02 – Tendências pedagógicas e a avaliação
Deve-se observar as diferentes tendências que são pensadas e historicamente localizadas quando se analisa tanto as formas de avaliar os conteúdos pedagógicos quanto a rotina escolar.
Vectorknight/Shutterstock
Saiba mais sobre este tema assistindo ao vídeo a seguir.
Bloomicon/Shutterstock
Tema 03 – Concepções teóricas de avaliação
É necessário observar as distintas formas e concepções em que a avaliação pode ser concebida.
- Organização e estruturação do processo de ensino-aprendizagem;
- Avaliação inicial;
- Avaliação classificatória;
- Avaliação diagnóstica;
- Avaliação somatória.
Assista ao vídeo para consolidar os conhecimentos construídos nesta aula.
Bloomicon/Shutterstock
Tema 04 – A relação sociedade-educação-avaliação
É preciso verificar como as formas de avaliar podem promover cidadania, sendo vinculadas ao horizonte da construção social mais igualitária.
Dooder/Shutterstock
Saiba mais sobre este tema assistindo ao vídeo a seguir.
Bloomicon/Shutterstock
Tema 05 – Relações entre educação e trabalho, diversidade cultural e cidadania como problemáticas da sociedade contemporânea
Com o horizonte da escola pública e da universalização do direito à educação, como se dão as formas avaliativas no âmbito da promoção de direitos?
- Educação como desenvolvimento do sujeito em sua integralidade;
- Escola pública e inclusão social;
- Diferentes realidades na educação.
Assista ao vídeo para consolidar os conhecimentos construídos nesta aula.
Bloomicon/Shutterstock
Na Prática
Quando pensamos em meios distintos de avaliar os conhecimentos trabalhados em sala de aula, o que se pretende é abranger as formas de reconhecer a aquisição de conteúdos de forma a assegurar que mais dimensões da vida do sujeito possam se relacionar para, finalmente, atestar se o trabalho foi efetivo ou não.
Para tanto, o que se deve observar é como os conhecimentos dialogam com a vida dos estudantes, como a forma de ensinar e avaliar pode também estar relacionada aos contextos culturais e, sobretudo, como a avaliação pode mais revelar potencialidades do que falhas e, consequentemente, punições.
Assista ao vídeo a seguir e veja como aplicar os conhecimentos desta aula.
Bloomicon/Shutterstock
Finalizando
A partir desta aula, foi possível observar como a prática pedagógica é atravessada pela prática avaliativa nos contextos educacionais. De uma perspectiva histórica, conseguimos conceber distintos modos e intenções das formas avaliativas relacionadas às tendências de se pensar a educação.
Dessa forma e localizada no percurso histórico, percebe-se a transformação de um contexto mais fechado e autoritário para outros em que a educação e as formas avaliativas são vistas como potentes caminhos para democratizar o acesso à educação e fortalecer a cidadania. Entretanto, isso só se dará de fato caso sejam abandonadas as formas excludentes e autoritárias de conceber os processos avaliativos na educação.
Assista agora à conclusão da nossa aula. Acompanhe no vídeo a seguir.
Bloomicon/Shutterstock
Referências
ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução de Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Atmed, 2002.
ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
ESTEBAN, M. T. A avaliação no cotidiano escolar. In: ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 7-28.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época).
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003. (Coleção Educar).
Oxy_gen/Shutterstock