Videoaula

Cancelar (5)

Vídeo 1

Conversa Inicial

Vídeo 2

Tema 01 - Introdução ao pensamento sistêmico

Vídeo 3

Tema 02 - Organização: sistemas e subsistemas

Vídeo 4

Tema 03 – Conceito geral de organização enquanto um sistema administrativo

Vídeo 5

Tema 04 - Evolução do sistema organizacional

Vídeo 6

Tema 05 - O fluxo de funcionamento do PODC

Vídeo 7

Na Prática

Vídeo 8

Finalizando

gestão e negócios

Administração, Sistemas e Ambiente

Prof. Elizeu Barroso Alves

01

Este material é compatível com computadores, tablets e smartphones.

2

Dicas para navegar na aula

3

Material didático institucional

4

Plano de Ensino

Objetivos:

Abordar os princípios gerais da Administração, orientando o uso prático e teórico de seus fundamentos em seus vários níveis históricos e atuais, assimilados também nas demais disciplinas dos mesmos períodos de aprendizagem, possibilitando assim o domínio das terminologias relacionadas aos diversos conceitos que permeiam a organização, em suas diversas modalidades.

Conhecer e diferenciar conceitos amplos das organizações, enquanto sistemas, dentro de seu ambiente.

Identificar todos os processos da organização, como sistema, mecânico e orgânico, bem como seus limites e amplitudes.  

5

Conversa Inicial

Organizações são sistemas dentro de um contexto no qual o ambiente os influencia e são por ele influenciados. E para analisá-las como tal é necessário pensar sistematicamente, para a observação e a boa aplicação do fluxo processual de administrá-las por meio de planejamento, organização, direção e controle.

Desta maneira, conseguir ter uma visão sistêmica, em nosso cotidiano, é um diferencial para o gestor, ou seja, ser aquele que entende das conexões, conhece os limites e com isso identifica problemas, sugere soluções, planeja, organiza, direciona e controla.

6

Para saber mais sobre o conteúdo desta aula, assista ao vídeo a seguir.

gladcov/Shutterstock

7

Tema 01 - Introdução ao pensamento sistêmico

As organizações são sistemas complexos nos quais há uma entrada, um processamento e uma entrega. E todo sistema está em um determinado contexto, sendo influenciador e influenciado por objetos externos.

Pensar de forma sistêmica é o pensar sobre o todo, sobre as conexões; refletir sobre como as partes interagem e são interdependentes entre si, e ter a competência de que ao ser crítico e usar da reflexão para olhar esse fenômeno, percebermos que esse é o fruto de uma construção histórica, social, econômica, ambiental, política e cultural.  

8

Saiba mais sobre o pensamento sistêmico assistindo ao vídeo a seguir.

gladcov/Shutterstock

9

Tema 02 - Organização: sistemas e subsistemas

Uma organização, como um ser vivo, é um sistema. Esse sistema é dividido em subsistemas (suas partes) que são mutuamente dependentes, e para que o sistema funcione de maneira esperada se faz necessário o estágio de perfeita harmonia.

Chiavenato (2007, p. 33) nos explica que as “organizações são propositada e planejadamente construídas e elaboradas para atingir determinados objetivos”. Tão importante quanto analisar uma organização por meio de seu funcionamento é entendê-la dentro de um contexto.  

10

Para saber mais sobre sistemas e subsistemas em organizações, assista ao vídeo a seguir.

gladcov/Shutterstock

11

Tema 03 – Conceito geral de organização enquanto um sistema administrativo

Quando observamos uma organização empresarial, devemos ver de que forma ela se organiza para ter a sua entrada – a transformação de seus insumos e o seu processamento – e sua saída – a devolução ao ambiente dos insumos transformados, sendo que tal saída irá gerar uma retroalimentação ou feedback. Quando pensamos em uma organização como um sistema administrativo, na prática é como uma empresa se organiza para alcançar seus objetivos (Santos, 2013).

Para saber mais sobre o conceito geral de organizações, assista ao vídeo a seguir.

12

Tema 04 - Evolução do sistema organizacional

Tivemos algumas revoluções que moldaram a forma como organizamos as coisas hoje; a pioneira foi a revolução agrícola, quando deixamos de ser de nômades. Depois tivemos as revoluções industriais, com a mudança do artesão para o profissional especialista e, a produção em alta demanda, para um mercado maior.

Assim, por meio dessas revoluções, tivemos a evolução do sistema organizacional. Por exemplo, depois da Revolução Industrial, os meios de produção mudaram: se antes eram as terras, agora, as máquinas passaram a sê-lo também (Coltro, 2015).  

13

Para saber mais sobre evolução do sistema organizacional, assista ao vídeo a seguir.

gladcov/Shutterstock

14

Tema 05 - O fluxo de funcionamento do PODC

As funções – que compõem o PODC (planejar, organizar, dirigir, controlar) – sintetizam-se nas funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, de produção, contábeis etc.

Note que quando falamos da ideia de interdependência de sistema, estamos falando sobre a forma de organizar a empresa. Dizemos que é o fluxo de funcionamento do PODC, pois ele ocorre de uma forma lógica, ou seja, não se pode controlar o que não foi planejado e, se algo saiu do controle, vai gerar novo planejamento. Assim, para se planejar algo, deve-se ter uma visão sistêmica  

15

Saiba mais sobre fluxo de funcionamento do PODC assistindo ao vídeo a seguir.

gladcov/Shutterstock

16

Na Prática

Para esta aula, você deverá analisar um estudo de caso proposto, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Num primeiro momento, será apresentado a você como a empresa Renault concentrou seus esforços para baratear o seu carro do modelo Kwid.

Orientações: 1. Leia o estudo de caso atentamente; 2. Faça pesquisas no website da empresa sobre como essa se organiza; 3. Identifique no texto desta aula onde estão os conceitos-chave que você irá utilizar, tendo material em mão para realizar as tarefas.

Bons estudos e bom trabalho.  

17

Assista ao vídeo a seguir e veja como aplicar os conhecimentos desta aula.

gladcov/Shutterstock

18

Finalizando

Com um olhar sistêmico, nosso objetivo nesta aula foi entender a proposta de visão de uma organização como sistema, dentro de um contexto ambiental, para que você fosse capaz de reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades.

Por exemplo, olhar para uma rede de comidas rápidas e entender que nela existem os preceitos de Taylor. Ou então ler em um jornal os objetivos de uma empresa, e entender quais serão seus processos administrativos internos para alcançar tal objetivo.

Pensar sistêmico é o pensar sobre o todo, sobre as conexões entre os subsistemas e como a sua interdependência ocorre para a construção do todo. É o que se espera: a capacidade de entender como as coisas funcionam para, de forma ética, planejar e implementar com efetividade ações alinhadas às estratégias da organização.

19

Assista agora à conclusão da nossa aula. Acompanhe no vídeo a seguir.

gladcov/Shutterstock

20

Referências

BÍBLIA SAGRADA. Gênesis. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/ acf/gn/1>. Acesso em: 26 jul. 2018.

COLTRO, A. Teoria Geral da Administração. Curitiba: InterSaberes, 2015.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

_____. Introdução à teoria geral da Administração. 9. ed. Barueri/SP: Manole, 2014.

GAZIR, A. Entenda a estrutura da Igreja Católica. Disponível em: <https://www. bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070509_estrutura_igrejarg. shtml>. Acesso em: 28 jul. 2018.

GOUVEIA, R. Teoria do Big Bang. Disponível em: <https://www.todamateria.com. br/teoria-do-big-bang/>. Acesso em: 30 jul. 2018.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SANTOS, L. F. B. dos. Evolução do pensamento administrativo. Curitiba: InterSaberes, 2013.

file404/Shutterstock