Videoaula

Cancelar (5)

Vídeo 1

Conversa Inicial

Vídeo 2

Tema 01: O AMBIENTE DE DISTRIBUIÇÃO

Vídeo 3

Tema 02: ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO

Vídeo 4

Tema 03: TRADE OFF EM DISTRIBUIÇÃO

Vídeo 5

Tema 04: ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS

Vídeo 6

Tema 05: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À DISTRIBUIÇÃO

Vídeo 7

Finalizando

gestão e negócios

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Prof. GLÁVIO PAURA

04

Este material é compatível com computadores, tablets e smartphones.

3

Plano de Ensino

Analisar os ambientes de distribuição e definir quais são as melhores decisões para execução dos processos logísticos. Conhecer o ambiente de distribuição e as características que possam impactar nos riscos do não atendimento ao nível de serviço desejado.

Compreender as diferentes formas de localização e seus impactos nas decisões de distribuição de produtos. Conhecer métodos de roteirização e aplicação de tecnologia na distribuição de produtos. Compreender o conceito de Trade Off e sua aplicação nas atividades de distribuição. Estabelecer critérios de avaliação do ambiente de distribuição para planejar as melhores estratégias a serem adotadas para a empresa.

4

Conversa Inicial

Todo o ambiente que envolve o canal de distribuição é cercado por uma palavra principal: Estratégia. Esse termo, infelizmente, está muito banalizado nos dias de hoje pois leigos usam o de formas aleatórias e muitas vezes sem sentido. A verdade é que quando estamos elaborando e planejando um canal de distribuição estamos traçando as melhores estratégias possíveis para atender o consumidor, otimizando os processos e acertando parcerias.

Com isso entender a estrutura por trás da distribuição e as operações que envolvem um canal é de suma importância para um planejamento de nível elevado que tenha levado em conta todas as hipóteses possíveis para operacionalizar certo processo.

5

Antes de nos aprofundarmos no conteúdo, vamos assistir a videoaula
com a apresentação dos principais temas que discutiremos.

6

Tema 01: O AMBIENTE DE DISTRIBUIÇÃO

Quando estamos planejando um canal de distribuição não estamos somente decidindo pura e exclusivamente que caminho devemos seguir para o produto chegar ao consumidor, essa decisão vai muito além, ao planejar um canal devemos estar atentos a como esse produto vai seguir esse caminho, se temos armazéns com as características necessárias onde necessitamos dele, precisamos entender se no local há condições para atender o embarque e desembarque dos bens, se a infraestrutura de transporte exige um atenção especial, como embalagens reforçadas, em outras palavras necessitamos decidir e obter condições necessárias de localização, armazenagem estocagem entre outros.

O planejamento de um canal tem como principais objetivos:

  • Atender os clientes proporcionando-os um estimulo de compra
  • E fazer a distribuição necessária dos bens buscando otimizar os recursos disponíveis.
7

Acompanhe a explicação do professor Glávio na videoaula a seguir.

8

Tema 02: ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO

Uma das decisões mais complexas de se tomar quando o assunto logístico vem a tona é sobre localização de um equipamento, ou seja, localização de uma fábrica de um armazém, de um ponto de venda. Essa complexidade não se deve propriamente ao fato da decisão em si e sim a que é algo onde não há margem para erros pois se você pensar bem se uma decisão de escolha de modal, por exemplo, for tomada de forma errada se perderá dinheiro sim mas na próxima operação possivelmente já seja possível alterar o necessário para que essa passe a operar de forma satisfatória, se errarmos em um lote de produção por exemplo a perda de dinheiro será considerável porém no próximo ciclo de produção poderemos reverter a situação, imagine se você constrói uma fábrica em um lugar completamente equivocado, como deixará esse erro de lado? Demolindo e construindo outra em um lugar mais apropriado? Entende como as questões que envolvem localização são complexas?

9

Acompanhe a explicação do professor Glávio na videoaula a seguir.

10

Tema 03: TRADE OFF EM DISTRIBUIÇÃO

Para começarmos a entender o conceito em torno do trade off é interessante ver que é uma expressão do inglês que pode ser traduzida como “perde e ganha”ou seja quando escolhemos alguma coisa em detrimento de uma outra coisa, por exemplo, quando desejamos ou decidimos transportar algo pelo modal aéreo, estamos tomando uma decisão onde optamos por algo mais rápido e mais eficiente em detrimento dos custos do transporte, uma vez que o transporte aéreo dentre todos é o mais caro.

textoAlternativo

Veja que estou tomando uma decisão e abrindo mão de outra, neste caso preferi rapidez e eficiência e para isso abri mão dos custos baixos.

11

Acompanhe a explicação do professor Glávio na videoaula a seguir.

12

Tema 04: ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS

textoAlternativo

Quando estamos estudando logística, seja o ponto qual for, em algum momento o assunto movimentação de materiais vem a tona outras palavras cedo ou tarde estaremos estudando ou traçando algum ponto com o transporte, e quando estudamos canais de distribuição não será diferente.

A atividade de transporte desempenha papel importante e estratégico no que tange o assunto sobre canal de distribuição isso pois, me arrisco a dizer, é um dos processos onde mais podemos traçar estratégias para poder tentar otimizar recursos.

13

Acompanhe a explicação do professor Glávio na videoaula a seguir.

14

Tema 05: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À DISTRIBUIÇÃO

Quando falamos hoje de organização empresarial é impossível desassociar tecnologia da informação desse contexto, isso porque a necessidade de acesso a dados é um fator fundamental para a sobrevivência de qualquer operação dentro de uma empresa.

Quando falamos de logística então estamos falando de uma de suas variáveis críticas, ou seja, se não tenho informações fidedignas estou condenado ao fracasso de meus planejamentos na área, só você imaginar os processos logísticos e entenderá que para, por exemplo, planejar um estoque de produto acabado são necessárias informações sobre a demanda; para planejar os processos de manufatura são necessárias informações do estoque de produto acabado e assim sucessivamente ao longo de toda a cadeia logística. Hoje em dia ter um bom sistema de informação se tornou vital para uma empresa e para o trabalho do profissional da área de logística.

15

Já estamos quase no final de nossa discussão, antes de finalizarmos, não deixe de acompanhar a videoaula preparada pelo professor Glávio.

16

Na Prática

Imaginemos que um novo empreendedor queira montar uma fábrica de móveis de madeiras e em um primeiro momento comece a pesquisar onde seria a maior demanda pelo seu produto e esse descobre através de pesquisa de mercado que é o nordeste do Brasil.

Quando este empreendedor está verificando onde pode conseguir matéria prima mais em conta e uma mão de obra especializada mais barata além de incentivos fiscais descobre que o melhor lugar para sua fábrica é no Sul do Brasil.

A principal dúvida é onde ele deve instalar sua fábrica? Veja a seguir, algumas possíveis respostas:

17
  • O mais perto possível da demanda para satisfazer o cliente
  • O mais perto possível da demanda para economizar com transporte
  • O mais perto possível onde apresente o maior conjunto de facilidades, pois geralmente é onde vai te representar maiores vantagens
  • Um meio termo de distância entre a área da demanda e o que é a área de facilidade.
  • Mais próximo possível da demanda pois os custos de transportes compensarão os demais
18

Finalizando

Um ambiente de distribuição física é aquele em que estamos o tempo todo desenvolvendo soluções e decisões para que possamos tornar o produto e ou serviço disponível ao cliente e o consumidor final. As escolhas em torno da distribuição devem levar em conta a natureza do produto / serviço e o perfil do consumidor para que possa ser mais assertivo.

A localização de qualquer equipamento necessário ao longo de uma distribuição é essencial para atingir o desejo do consumidor, agregando inclusive valor de tempo e lugar. Dependendo do equipamento seja ele, uma fábrica, um centro de distribuição ou mesmo um ponto de venda diferentes variáveis serão levadas em conta na decisão. A roteirização é uma forma de otimizar as operações de transporte pois, é um processo de escolha de rota com o intuito de economizar a utilização do equipamento e mão de obra. A tecnologia da informação exerce uma forte influência nesse campo facilitando várias decisões.

19

Acompanhe a síntese da nossa aula preparada pelo professor Glávio.

20

Referências

SHIGUNOV, Alexandre Neto; GOMES, Renata Messias. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Curitiba. Intersaberes 2016. Básica.