prev

Teologia

Exegese Bíblica

Aula
03

Conversa Inicial

Olá, aluno! Chegamos à terceira aula de Exegese Bíblica.

Neste encontro, ampliaremos o leque de métodos de interpretação para incluir os modelos fundamentalista, estruturalista e histórico-crítico, que são mais atuais e podem colaborar muito com sua exegese.

Bom estudo!

Contextualizando

Como vimos nas aulas até aqui, existiram na antiguidade alguns métodos de interpretação que predominavam entre os judaicos e gregos, esses foram importantes no início da igreja e nas diferentes formas de entender as escrituras. Já na idade média, vimos que os métodos preferidos tinham enfoques mais gramaticais e lógico-sistemáticos.

No entanto, isso mudou e hoje temos outras formas de pensar as escrituras. Vamos comentar nessa aula sobre os métodos fundamentalista, o estruturalista e o histórico-crítico que possuem vantagens e desvantagens, mas são muito úteis!

A palestra a seguir, de Augustus Nicodemus, fala sobre esses tipos de exegese, dando enfoque maior para o histórico-crítico. You Tube

O professor Ocir também faz uma contextualização sobre esses métodos, no vídeo que você pode assistir a seguir.

Pesquise

Observa-se na prática de interpretação bíblica dois olhares mais evidentes: o do leigo e o do acadêmico.

A Bíblia, em aproximação com a literatura, também é estudada até certo ponto pelos próprios fiéis, que são leitores e, portanto, trazem uma interpretação própria para esses textos.

Normalmente o fiel olha para o texto sob o ponto de vista do contexto que lhe é contemporâneo. Já em um ambiente acadêmico isso não é suficiente e, em alguns casos, levam-se em conta várias regras e métodos diferentes para buscar significados e sentidos.

Um desses métodos é o chamado Fundamentalista que além de considerar a bíblia como sendo divinamente inspirada em cada mínimo detalhe, a coloca como uma verdade sem erros ou incongruências. Assim esse método busca absolutizar o sentido literal que a Escritura tem.

O artigo a seguir, de Maria de Lourdes Corrêa Lima, aborda esse movimento, comenta seu surgimento, suas bases e sua importância política. Leia a seguir. Artigo

O segundo método que você vai estudar é o estruturalista, que foge um pouco da tradição ao analisar o texto bíblico em seu formato atual, além de vê-lo como uma estrutura que somente vista como um todo pode ter algum sentido para além o que o autor intencionava.

Mas o método de mais destaque deste que a teologia ganhou mais acadêmicos no século XIX foi o histórico-crítico, que abrange o texto de forma mais completa. Priorizando fontes históricas da Bíblia, esse método busca demonstrar não apenas o sentido, mas também os estágios do desenvolvimento do próprio texto.

Agora fique com o professor Ocir, que preparou um vídeo sobre esses métodos, e não se esqueça de fazer a leitura de seu livro-base desta disciplina, chamado Interpretação Bíblica, disponível a seguir. Livro

Trocando Ideias

Desses métodos, qual você considera ser o melhor aplicável quando se busca uma exegese que traduza os sentidos do texto bíblico para a realidade contemporânea?

Na Prática

Agora conheça as vantagens e desvantagens de cada uma dessas metodologias assistindo ao vídeo do professor Ocir, a seguir.

Síntese

Em nossa terceira aula pudemos abordar os métodos fundamentalista, estruturalista e a visão histórico-crítica dentro da exegese, que são importantes até hoje para os intérpretes do texto sagrado e que apresentam diferentes pontos de vista, do literal ao racional!

Acompanhe, agora, ao último vídeo do professor Ocir, que comenta os pontos principais da aula e desses métodos para que você não fique com dúvidas.

Compartilhando

Como dito nesta aula, os fiéis também possuem suas maneiras de interpretar a Bíblia, então existem muitas pessoas por aí com o potencial para se interessar pela exegese!

Por isso compartilhe o seu conhecimento!

carregando

de
next

Videoaula

O conteúdo desta página não é suportado nesta resolução,
por favor acesse esta aula por um tablet ou desktop.

Em breve estaremos disponibilizando nossa plataforma móvel para sua maior comodidade.
Grupo Educacional Uninter