prev

Teologia

Exegese Bíblica

Aula
01

Conversa Inicial

Olá! Bem-vindo à primeira aula de Exegese Bíblica.

Nesta disciplina abordaremos a interpretação das escrituras bíblicas, buscando seus sentidos internos de forma crítica e justificada, considerando a fonte, o contexto, a linguagem, o discurso e as mensagens teológicas que ela traz.

Inicie seu estudo com o vídeo a seguir, em que o professor Ocir se apresenta e comenta mais sobre a disciplina!

Contextualizando

Neste nosso primeiro encontro, é importante que alguns conceitos e definições fiquem bem fixados, para que todo o seu estudo em exegese bíblica possa ter uma fundamentação sólida. Então, primeiramente, o que é Exegese? Para responder a isso buscamos a contribuição de Osborne:

Exegese é o ato de “extrair” do texto seu significado, em contraste com a eisegese, que é impor ao texto o significado que desejamos que ele tenha (...), a tarefa é primeiro definir o significado pretendido pelo autor (…) para depois aplicá-lo à nossa vida (OSBORNE, A Espiral Hermenêutica, 2009, p. 69).

Portanto, não é possível falar de exegese sem falar em linguagem, interpretação e em comunicação! No vídeo a seguir você pode entender melhor esse conceito aplicado à Bíblia, com o Rev. Eugenio Matos de Novais.

You Tube

O professor Ocir aborda melhor essa definição no vídeo que você deve assistir a seguir.

Pesquise

Até agora você sabe que a Exegese Bíblica é o exame desses textos e suas formas, buscando, necessariamente, correlacionar as interpretações com as informações sobre o contexto em que foram escritos.

Observe o afresco, representando João durante a revelação do Apocalipse, você consegue imaginar o contexto em que João se encontrava, por exemplo? O que pode ter influenciado? Porque a linguagem profética?

Sabemos que as representações visuais da época tendem a ser mais idealizadas e é por isso que para obtermos as respostas para essas perguntas precisamos de uma análise cuidadosa do texto bíblico, mas essa tarefa não é fácil!

Pense na dificuldade que o evangelizador dos tempos atuais passa, ele precisa não só avaliar como o texto teve impacto na sociedade da época dos apóstolos, como precisa contextualizá-lo de forma que esses sentidos não sejam perdidos. É um desafio quando falamos de uma diferença de milênios!

Então, será que é possível a Bíblia provocar no homem de hoje uma mudança significativa? É isso que você estudará ao ler o artigo a seguir, de Vitor de Oliveira Abreu, sobre os sete princípios de atualização do texto bíblico!

Artigo

Logicamente que não é toda interpretação que pode ser considerada adequada, o viés crítico é necessário à exegese, assim como a justificação pela própria Bíblia de qualquer sentido encontrado. O texto deve ser a base para a busca desses significados, portanto os gêneros, as palavras, o tom, o tipo de discurso são informações valiosas. Isso tudo, juntamente com a mensagem (a teologia) é que propiciará ao leitor a base para sua exegese!

Para aprofundar seu estudo o professor Ocir preparou o vídeo a seguir, em que ele comenta com mais detalhes o que é a Exegese.

O livro base de nossa disciplina, chamado Interpretação Bíblica, traz mais conhecimentos sobre a exegese, você pode acessá-lo a seguir.

Livro

Trocando Ideias

Não é difícil encontrar casos em que um mesmo texto tem sentidos diversos para seus leitores, isso ocorre porque o leitor traz sua “bagagem” para a leitura, que é tão importante para a interpretação quanto o que está escrito!

Imagine, então, o mar de interpretações que a Bíblia representa!

Então como “separar o joio do trigo”? Que interpretações devem ser evitadas? Como escolher os elementos do texto que são mais significantes para aprovar ou desaprovar uma interpretação?

Na Prática

O professor Ocir dedica o próximo vídeo à exegese crítica, detalhando seus processos de análise de texto, forma, ambiente e claro, mostrando outras possibilidades práticas desse assunto. Assista a seguir.

Síntese

Neste nosso primeiro encontro abordamos de forma mais conceitual a exegese bíblica, partindo de sua conceituação como uma interpretação que retira do texto seus significados com base na narrativa, na forma, na linguagem e no contexto!

Enfatizamos, ainda, que a bíblia é um dos textos que mais passou por interpretações, inclusive por profetas, sacerdotes e outros discípulos, o que a coloca como uma grande tradição dentro dos estudos da exegese.

Tudo isso, que você aprendeu aqui, é o primeiro passo para que possamos trazer à tona os sentidos bíblicos, com o devido cuidado de atualizá-los de forma que o leitor atual consiga compreende-la de forma mais próxima ao contexto original.

Acompanhe o vídeo a seguir, do professor Ocir, e relembre esses e outros pontos importantes desta aula.

Compartilhando

Como é de costume em nossas disciplinas, você deve, ao final das aulas, levar seus conhecimentos para outras pessoas e colegas que possam se interessar.

Não é difícil de encontrar pessoas que estudam a bíblia, portanto compartilhe!

Até a próxima aula!

carregando

de
next 

Videoaula

O conteúdo desta página não é suportado nesta resolução,
por favor acesse esta aula por um tablet ou desktop.

Em breve estaremos disponibilizando nossa plataforma móvel para sua maior comodidade.
Grupo Educacional Uninter